sábado, 11 de outubro de 2008

A origem do SURF



Os peruanos sempre que podem, reivindicam a eles o título de pais do surf, já que a cerca de 450 anos atrás, os pescadores peruanos desciam as ondas em pé em cima de grandes balsas talhadas por totora (um tipo de palha) usando remos para se locomoverem sempre que voltavam das pescarias.

Já os havaianos também desciam as águas e também de pé em grandes tábuas, porém não faziam isto para ganhar a vida, mas sim, por puro prazer de surfar, não se sabe ao certo a data em que a prática começou no Havaí, mas a lenda da região atribui o surgimento do esporte ao rei taitiano Mo´ikeha que depois de meses de navegação chegou ao Havaí. Após aportar na ilha de Oahu, este encontrou em Kauai as ondas perfeitas que procurava. Ao surfar com os nativos, acabou impressionando as duas filhas do chefe de Kauai, Ho'oipokamalani e Hinau'u que se encantaram pelo esporte. Mais tarde, hipnotizado pela beleza das duas irmãs, o rei do Taiti casou-se com ambas, e após a morte de seu sogro, tornou-se o rei de Kauai.

“Velhos nativos do Havaí contam muitas histórias, entre as quais algumas dizem que seus ancestrais seriam descendentes dos Incas, que se aventuraram pelo Pacífico em suas enormes canoas”.

Em 1778 o capitão inglês James Cook aportou no Havaí e relatou a prática do Surf para o mundo, não se sabe ao certo se foi bom ou ruim naquela época, já que com isso, pessoas de todo lugar começaram a migrar-se para o Havaí, reduzindo drasticamente sua população, pois trouxeram com eles doenças e costumes que aos poucos foram se misturando com os costumes dos nativos, a ponto da prática do surf ser praticamente extinguida da ilha, mesmo assim, o esporte se disseminava pelo litoral americano, mas de forma muito tímida.

Somente em 1907 o surf voltou às ilhas através de George Freeth, o principal surfista da época, mas só ficou mundialmente conhecido pelo homem conhecido como “O embaixador do surf” Duke Paoa Kahanamoku (1890-1968), este viajou pelos EUA, Austrália e Europa para divulgar a cultura do povo havaiano, o que incluiu a prática do esporte dos reis, além disso, era um exímio nadador, pois o próprio foi medalhista Olímpico nas olimpíadas de 1912, em Estocolmo. Mas foi na década de 50 que o surf popularizou-se na costa oeste dos EUA, tornando-se uma mania entre os jovens, principalmente nas praias da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o surf se espalhou por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos com premiações em dinheiro.

Na próxima, vou falar sobre a história do surf no Brasil, e as principais categorias no Brasil e no mundo...
Forte abraço...

0 comentários:

Postar um comentário | Feed



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License